terça-feira, 15 de junho de 2010

Realidade e o jornalismo esportivo

por CARLOS CARONI

Logo em seu primeiro exemplar, Realidade ousou trazendo uma matéria que previa o triunfo, que jamais ocorreria, do Brasil na Copa de 1966 (leia mais). A título de curiosidade, reproduzo trecho do livro do Jornalista J.S Faro (ver entrevista) sobre a reportagem publicada logo após o mundial. O discurso, feito há mais de 40 anos, é um tanto quanto semelhante com o pós-derrota de 2006. Vejam vocês mesmos.

“Mas o que aconteceu? Onde está o futebol brasileiro?.”, perguntavam os repórteres. Na resposta, uma lista interminável de críticas, entre elas a ante-visão de que .“o futebol de hoje exige preparo físico, tática, trabalho de equipe e planejamento inteligente. Exige, enfim, dirigentes à altura do desafio. Por desgraça nossa, não os tivemos.”. Era a modernização chegando ao futebol, substituindo a velha concepção - ainda segundo os jornalistas - do do exclusivo brilho individual dos atletas como condição determinante das vitórias."

Se em campos ingleses a Seleção esteve longe de fazer um bom papel, Realidade brilhava mudando os conceitos de jornalismo esportivo. Mais do que tratar apenas do jogo em si, a publicação passou a mostrar o caráter mítico do esporte mais popular do país.

A triste sina do goleiro (quase sempre vilão), o fascínio que Flamengo e Corinthians exercem no imaginário de suas imensas torcidas e a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético x Mineiro foram só algumas das muitas reportagens que humanizaram o desporto. Tão democrático que era capaz de achar pontos em comum entre ricos e pobres, e até entre ferrenhos adversários políticos:

“No Palácio da Alvorada, dona Iolanda Costa e Silva entra silenciosamente na sala em que o marido conversa com dois ministros. Ele sorri quando ela lhe dá a notícia do gol marcado a 1.200 quilômetros de distância. Quase o mesmo sorriso do sr. João Goulart, sentado na varanda de sua fazenda uruguaia entre um rádio a todo volume e a cuia de chimarrão."

Gol de Placa.

3 comentários:

  1. Parabéns! Em tempo de Copa do Mundo, a matéria veio mesmo a calhar. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Muito bem escrito e no momento perfeito. Foi um texto com conteúdo e gostoso de ler ao mesmo tempo, bem como eram os textos da Realidade!

    ResponderExcluir
  3. Na mosca !

    Excelente post, parabéns !

    ResponderExcluir