domingo, 13 de junho de 2010

Os frutos da Realidade

por ROBERTA HOERTEL


A revista realidade era uma revista mensal. O prazo para fechamento das matérias era maior do que as revistas de hoje. Os repórteres podiam, e deviam, se aprofundar mais nas matérias. O resultado disso eram revistas recheadas com textos impressionistas (de autor), que prendiam o leitor por muitas páginas. Era raro uma matéria ser curta. Para Hamilton Ribeiro, os textos da Realidade eram quase ensaios. O mesmo jornalista, em seu livro O repórter do século, indaga se ainda haveria espaço para esse tipo de jornalismo nos dias de hoje. Ele acha difícil.

Hélio Campos Mello, também jornalista, não concorda com Zé Hamilton. Não só acredita que ainda há espaço para aquele antigo jornalismo, de peso e qualidade, como lançou uma revista inspirada na extinta Realidade. A Revista Brasileiros foi fundada em 2006 e é dirigida por um grupo de jornalistas renomados que têm o propósito de resgatar as grandes reportagens realizadas nos anos 60 e 70. Assim como fez Realidade, o grupo da Brasileiros sonha em revolucionar o mercado jornalístico do país. A inspiração é declarada, orgulhosamente, e está explícita no edital de seu primeiro exemplar, no qual o diretor Hélio Campos escreve:

“Este é seu primeiro número e o início de um trabalho em que a saga dos personagens deste país plural será o alvo de nossos repórteres. Qualquer morador do Brasil, qualquer brasileiro fora do País, qualquer um que tenha uma boa história para contar nos interessa. [...] Como o País, Brasileiros é uma revista plural. Não é chapa branca -não está aqui para bajular este ou aquele governo-, nem é chapa preta -não tem como missão promover o apocalipse a qualquer custo e a qualquer prêmio. Brasileiros não terá pruridos nem para elogiar, nem para criticar.”

Semelhanças não faltam. Nomes de peso e jornalismo de qualidade, a Brasileiros também possui. Em uma época onde internet e telefonemas resolvem todos os problemas, a nova publicação vai até a matéria e resolve tudo lá, vivenciando-a. A revista também acredita que boas reportagens devem ser aprofundadas. Chegar ao extremo da notícia. Uma boa história não deve ser medida em alguns caracteres de um terminal de computador. As matérias são grandes, tem o tamanho necessário para serem contadas por completo, com todos seus detalhes. Textos longos, matérias in loco, profissionais de qualidade que saibam aproveitar os temas... Tudo isso custa caro e dá trabalho. Mas a Brasileiros resolveu reviver essa época do jornalismo do país. E o faz com qualidade.

As marcas que ficarão, daqui a alguns anos se discutem...

Para quem quiser conferir um pouco da revista  Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário