terça-feira, 1 de junho de 2010

Realidade na Copa

por CAROLINA MOTTA E VANESSA OLIVEIRA

A Copa do Mundo está chegando. Por isso, vale a pena relembrar as passagens de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, na revista Realidade. Como já foi falado no blog, o primeiro exemplar da revista trazia o rosto de Pelé com um busby (acessório que a guarda inglesa utiliza na cabeça).

Nessa edição, estávamos às vésperas da Copa do Mundo na Inglaterra e a matéria foi uma espécie de ficção, contando como o Brasil conquistara o tricampeonato do mundo em terras inglesas. Tudo não passou de uma brincadeira, pois o tri só veio em 1970, no México.

Em janeiro 1971, uma matéria futurista intitulada “1990: uma grande indústria chamada Pelé” apresentava uma reportagem que se precipitava e idealizava a imagem do jogador aos 50 anos. A capa trazia sua face maquiada adotando um bigode espesso e grisalho, sobrancelhas brancas, usando um terno escuro e sóbrio, nas mãos duas bolas (uma de futebol e outra coberta de cédulas).

A intenção da matéria era esboçar uma espécie de radiografia dos negócios e planos futuros do jogador-empresário e personalidade bem sucedida que já se percebia. A revista trazia números, que colocavam Pelé a frente de todos os outros jogadores, até mesmo os mais famosos.

"Publicitário - sua imagem vende de roupa a gasolina, de chuteira a drops. Com isso recebe 63.600 cruzeiros por mês, além das comissões e royaltes sobre vendas no Brasil e no exterior". Negociante - os aluguéis de seus sessenta apartamentos e a renda de suas lojas [na cidade de] Santos dão-lhe por volta de 2.500 cruzeiros por mês". Diretor de relações públicas do Banco Industrial de Campina Grande - para atender aos clientes do banco de Campina Grande [agência em Santos] às quintas-feiras, das 14 às 18 horas, quando pode, ele ganha 5000. Ou quase 5000 cruzeiros por hora". Industrial - como presidente da Fiolax [fábrica de fibras elásticas da cidade de Santo André], recebe 10.500 cruzeiros por mês“. (Realidade, 1971:19)

Um comentário:

  1. Estou adorando vir aqui e acompanhar as matérias que vocês estão realizando, sempre muito bem escolhidas de acordo com os assuntos do momento. Abraços.

    ResponderExcluir