por VANESSA OLIVEIRA
Foto: Associação Brasileira de Imprensa
Paulo Patarra
Paulo Patarra, nascido em 21 de outubro de 1933, era considerado o pai da revista Realidade. Foi o principal responsável pela sua existência e pela fórmula do sucesso que até hoje não se viu igual. Paulo Patarra foi o chefe de redação e levou para trabalhar com ele todo o grupo que planejava montar. Assim, desenvolveu sua linha editorial de grandes reportagens de temas de atualidade. Ele priorizou no Jornalismo as histórias do povo, destacou a mulher, a liberdade sexual, o feminismo, o divórcio (que ainda não era liberado no país), o comportamento da juventude e a música popular.
Patarra procurou tratar de maneira indireta os temas políticos na revista, já que a mesma foi criada na época da ditadura militar. Ele sempre foi um mestre na arte de testar os limites da censura, de avançar e recuar, adaptando conforme a crise. A revista Realidade foi o maior sucesso editorial da imprensa escrita do jornalismo, obteve as maiores tiragens e com isso, entrou para a história como uma das melhores revistas de todos os tempos no Brasil.
Ele passou pela revista “Quatro Rodas”, pela “Rede Globo” e faz parte do “Aqui Agora”. Mas, sua obra máxima foi a Realidade.Em 1968, fez uma entrevista com Luís Carlos Prestes que mereceu ser capa da revista Realidade. Ela foi considerada uma das principais reportagens da trajetória profissional de Patarra e isso lhe rendeu um Prêmio Esso de Jornalismo.
Adorei o blog! Muito bem feito com matérias bem interessantes. Parabéns a todos!
ResponderExcluir