sexta-feira, 11 de junho de 2010

O encontro de Dadá e José Rufino

por CARLOS CARONI e ROBERTA HOERTEL

Retratar fatos cotidianos e reportar acontecimentos comuns nunca foi a intenção da Revista Realidade. O desafio era sempre seu principal conteúdo. E foi assim que, em 1968, a Revista realizou o encontro de Dadá e o Coronel José Rufino. O desafio? Explica-se:

Em maio de 1940, Cristino Gomes da Silva Cleto, o cangaceiro Corisco, estava em casa com sua mulher, Sérgia Ribeiro da Silva, a Dadá, quando os dois foram surpreendidos pelo bando do Coronel José Rufino. Desarmados, após um curto diálogo entre os homens, foram atingidos por tiros de metralhadora. Cristino, na barriga e Dada, na perna. Corisco,resistiu ao ferimento por cerca de dez horas, mas morreu. Dadá teve que amputar a perna. Estava decretado o fim do Cangaço.

Vinte e oito anos após o enfrentamento, a Realidade promoveu o encontro dos dois sobreviventes da época cangaceira brasileira. Ele, bem mais velho e agora doente, chorou ao encontrá-la. Pediu perdão e disse que não queria ter matado Corisco, tudo ocorreu devido ao combate. Ela, esbanjando saúde, disse que o perdoava, mas retrucou a sua versão da história. "Foi um emboscada", afirmou a altiva Dadá.

11 comentários:

  1. É incrível como cada vez mais nos deparamos com histórias como essa em nosso cotidiano onde pessoas que por uma vida toda sofreram com atos de covardia no passado e hoje são capazes de perdoar seus agressores. Excelente matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no final os Vilões são tidos como vítimas. Pense num casal inocente esse aí da historia. Pra esses criminosos aí ainda foi pouco, deveria ter sido decapitado como se fez com seu Excelentissimo lider , o qual cometeu assassinatos, tortura, roubos e etc.

      Excluir
  2. COMO SERVIR NAS FORÇAS ARMADAS NO CASO NA MARINHA POR 22 ANOS A SUPERIORIDADE NEM SE COMPARA USAR ARMA DE GUERRA CONTRA CARABINAS, TUDO BEM ERAM NA EPOCA VIOLENTOS, MATAR UM HOMEM JÁ PARALITICO INVALIDO É UMA COVARDIA, QUE ERA O CORISCO EU ACHO COVARDIA, O TENETETE BEZERRA DEGOLAR MARIA BONITA VIVA ,MATAR LAMPIÃO ATÉ QUE TUDO BEM, PORQUE A MULHER É COMANDADA POR O HOMEM, O CHEFE SIM MAIS UMA MULHER EU CONSIDERO COVARDIA

    ResponderExcluir
  3. BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO!
    IMAGINEM VCS QUE DAQUI HÁ 50 ANOS, FERNANDINHO BEIRA-MAR TB SERÁ CONSIDERADO UM HERÓI NACIONAL!
    SÓ QUEM VIVEU SOB A AMEAÇA DO CANGAÇO QUE SABE, O QUE HJ EM DIA FAZEM OS TRAFICANTES, OS CHEFES DE BOCA DE FUMO, É A MESMA COISA QUE ESSES CANGACEIROS FAZIAM, IMPUNHAM A SUA LEI EM CIMA DE GENTE INOCENTE, COM O PRETEXTO DE SEREM SOFRIDOS E INJUSTIÇADOS NORDESTINOS, COMO SE A MAIORIA DO POVO DO NORDESTE, CASTIGADOS COM A SECA E INJUSTIÇAS FOSSEM TODOS BANDIDOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO!!!. Esses criminosos roubaram, mataram, cometeram estupros e sem contar as torturas e o terror generalizado no nordeste. E agora vem esses esquerdist4s inúteis querendo apresentar tais criminosos como vítimas. Eles acreditam que se dar para combater os criminosos com flores, alguns ainda se intitulam "especialistas' em segurança pública. Tão ruim quanto os criminosos são também quem os defende!!!

      Excluir
  4. os relatos todos da história demonstram claramente que a justição com as próprias mãos trazem consequências desastrozas para a alma do Homem.

    ResponderExcluir
  5. Bandido bom é bandido morto? Mais um assassino que apóia e faz parte de linchamentos... as décadas, séculos e milênios passam mas o homem não evolui, não se combate violência com mais violência...

    ResponderExcluir
  6. Perto dos Bandidos do PT, o Cangaço é história de criança. A diferença é que nunca vou poder ver a cabeça do Lula, Zé Dirceu, Dilma e etc em exposição....

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FRAU BUP, vc deve ser alguma ativista imbecil que acha que com essa violecia, se resolve com conversa, vc com certeza deve fazer parte desse pessoal de vida boemia. va procurar uma lavada de roupa. BANDIDO BOM E MORTO MESMO

      Excluir
  8. A ideia foi matar para roubar então são todos iguais!

    ResponderExcluir