terça-feira, 25 de maio de 2010

Preconceito EUA x Brasil na Realidade

por CAROLINA MOTTA

Na edição de outubro de 1967, uma reportagem chamou muita atenção na Revista Realidade.
A matéria e a própria capa da revista tratavam do preconceito nos Estados Unidos e no Brasil e era autoria dos jornalistas Narciso Kalili e Odacir de Matos. O tema foi escolhido, quando no mesmo mês, no Centro de São Paulo, um casal, um negro e uma branca, chamaram a atenção das pessoas que caminhavam pelas ruas. 

Alguns chegam a dizer que os jornalistas que fizeram essa matéria, reproduziram a mesma cena em seis capitais do país para provar que esse tipo de preconceito não era exclusividade dos Estados Unidos.
 Em parte da reportagem, uma mulher fala:
"Vivi toda a infância e adolescência ouvindo e aprendendo que o negro era um homem inferior. Na escola, em casa, na rua, meu pais, os professores e meus amigos sempre atribuíram aos negros maus sentimentos e atitudes negativas. Usavam os negros para coagir as crianças a não fazer travessuras. Ouvi muitas vezes a ameaça: - Olha que eu chamo o preto pra te levar!"
O uso da primeira pessoa do singular, descartando o que se costuma ver, é mais uma prova que a Realidade era mesmo uma revista muito avançada para sua época.

Um comentário:

  1. EU QUERIA MAIS INFORMAÇOES SOBRE EXEMPLOS DE DOMINIO PÚLBLICO SOBRE PRECONCEITO RACIAL,SOCIAL E LINGUÍSTICO

    ResponderExcluir